Um dia de lazer em GAIA

UM DIA DE LAZER EM GAIA é uma ação integrada por atividades onde o participante desfruta de um dia inteiro com lazer, diversão e muito aprendizado.

Um lugar onde o participante atua com carinho e respeito à individualidade, à origem e aos sonho de cada um.

Onde o correr, o brincar, o jogar e interagir com natureza seja o caminho para um momento de crescimento e desenvolvimento.

Um lugar mágico;
Um lugar que irá te sensibilizar;
Um lugar para relaxar;
Um dia inesquecível;
Um centro de convivência para o reencantamento humano.

O que é lazer?
É o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente (não deliberadamente), dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento).

O que é recreação?
É o fato, ou momento, ou a circunstância que o indivíduo escolhe espontânea e deliberadamente, através do qual ele satisfaz (sacia) seus anseios voltados ao seu lazer.

Utilizamos uma metodologia inovadora e diferenciada, o aprendizado seqüencial com base nos princípios ecológicos é uma técnica onde o aluno participa de atividades lúdicas voltadas para a educação socioambiental como grandes jogos temáticos, atividades em trilha, oficinas de artesanato com material reciclável, dinâmicas de grupo eco-educativas, dentre outros.

Conceitos explorados: valores, lugar, interação pessoal, confiança ao próximo, importância da liderança, conscientização dos limites, superação dos desafios, a calma, o entusiasmo, concentração, silencio, atenção, compreenção, observação, reequilíbrio, evolução da consciência.

Dentre as atividades podemos abordar alguns temas dos 4 elementos da natureza, quebrando paradigmas e preconceitos em relação a transversalidade da Educação Ambiental nos PCN's.

• Água / Hidrosfera / Recursos hídricos / Desertificação
• Ar / Atmosfera / Ar e clima / Mudanças Climáticas
• Terra / Biosfera/ Biodiversidade / Desflorestamento
• Fogo / Sociosfera / Energia e Mobilidade / Matriz energética e transportes

Para os que se preocupam com as questões socioambientais da atualidade e com seus desdobramentos no futuro imediato, as atividades recreativas de sensibilização socioambiental propõem aprofundar a reflexão fazendo com que os alunos observem os próprios processos mentais, ampliando a consciência que têm do mundo e de si próprios.

O nosso objetivo é que os participantes possam vivenciar a “Pedagogia da Natureza”.

A nossa proposta tem como objetivo:

-Aplicar a transversalidade do tema meio ambiente, de acordo com a recomendação dos PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacional);
-Levar para a escola e consequentemente para a comunidade os princípios, os valores e as atitudes que estão na base da educação socioambiental;
-Formar cidadãos multiplicadores das ações ambientais dentro da comunidade e no ambiente escolar;
-Proporcionar ao aluno o interesse em aprofundar o seu conhecimento para a preservação ambiental.
-Despertar nos alunos a noção de interdependência, de vínculo, de sistema, ou seja, tudo está relacionado com tudo, como na teia da vida;
-Estimular a pratica do consumo sustentável;
-Estimular a reflexão e mudanças de hábito para a preservação do meio ambiente;
-Despertar comportamentos em prol da sustentabilidade planetária.
-Ensinar conteúdos socioambientais de forma vivenciada;
-Testar, desenvolver e estimular os órgãos dos sentidos;
-Gerar alegria e interesse pelos ambientes naturais;
-Proporcionar momentos para vivenciar uma diversidade de estímulos no meio ambiente de forma a permitir uma contribuição do desenvolvimento físico, cognitivo, intelectual e, sobretudo o emocional das crianças;
-Relacionar esporte, animação, meio ambiente e suas implicações na sociedade contemporânea;
-Desenvolver a autoconfiança, criatividade, sociabilidade e autonomia.


free counters

Indicação de Curso


free counters

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO