Nossa proposta

INTENÇÕES EDUCATIVAS – OBJETIVOS

O programa Lazer e Recreação Ecológica é composto por: Roteiros ecoturísticos monitorados, Monitorias em Hotéis e Colônias, "Um dia de lazer com Gaia", Excursões ecológicas e Cursos.

O objetivo central da proposta é contribuir com a formação pessoal e profissional de crianças, jovens e adultos para a mudança de hábitos de consumo visando comportamentos em prol da sustentabilidade.

Além disso tem como um dos seus focos, levar ao segmento do turismo um novo conceito de recreação aplicada em meios de hospedagens, grupos de pessoas e empresas.

EXPERIÊNCIA DIRETA

Desenvolver um profundo sentimento de unidade, pertinência e preocupação com a Terra e a interação entre a Humanidade e o Meio Ambiente.


IMPRESSÕES

“Durante quatro anos que passei na escola, minha turma participou de quatro excursões ecológicas (5ª, 6ª, 7ª e 8ª). Aprendemos muito com essas viagens e é por causa dos professores que foi possível irmos a esses lugares e é por causa deles que somos pessoas melhores em relação ao meio ambiente. Não aprendemos tudo o que deveríamos, mas somos gratos pelo pouco que ficou. Eu já mudei vários de meus hábitos e acho que as excursões foram essenciais para essas mudanças, pois quando se tem um maior contato com a natureza você aprende a respeitá-la, e acaba vendo a importância que ela tem em nossas vidas e que não somos superiores a ela, muito pelo contrário, fazemos parte dela. É nosso dever preservar o meio ambiente, não virar as costas para ele” (ALUNA do CICLO 1).

“Em toda cainhada com a Natureza, cada um recebe mais do que procura” (JOHN MUIR).

“As trilhas interpretativas são recomendadas em educação ambiental por oferecerem oportunidades de um contato direto com o ambiente natural, direcionado ao aprendizado e à sensibilização” (ROBIM; TABANEZ ,1993).

“Em áreas naturais as trilhas desempenham importantes funções sendo também consideradas instrumentos de manejo. Entre as funções destaca-se a de conectar os visitantes com o lugar, criando maior compreensão e apreciação dos recursos naturais e culturais; provocar mudanças de comportamento, atraindo e envolvendo as pessoas nas tarefas de conservação; aumentar a satisfação dos usuários, criando uma impressão positiva sobre a área; influenciar a distribuição dos visitantes, tornando-a planejada e menos impactante” (VASCONCELOS, 2005).

“A percepção da paisagem em uma trilha de interpretação é uma breve amostragem de processos, estruturas e dinâmicas ambientais, porém, as experiências envolvidas nestas práticas traduzem vivências que propiciam uma compreensão mais profunda de nossas próprias interpretações ambientais, diante dos diversos e distintos ecossistemas naturais e construídos” (BACHELARD,1993; TUAN, 1974; WILSON e KELLERT, 1993 apud GUIMARÃES, 2004).

CONCLUSÃO

O despertar e o maravilhar-se pelos elementos da natureza, é um estímulo que deve ser proporcionado para a criança desde cedo, o estímulo à inteligência naturalista na família deve começar desde os primeiros anos de vida. O bebê precisa começar a descobria a vida vegetal e animal e compartilhar com seus pais de toda devoção desse encantamento; necessita descobrir que a oposição entre a noite e o dia não é apenas uma diferença de luz, mas também de sons e cheiros. Mais tarde precisa habituar-se a descobrir trilhas e sinais em árvores, bosques, ou no ruído das ondas. As crianças estão mais prontas para aprender quando há o entusiasmo; Ao concentrar a atenção, o entusiasmo é conduzido para uma percepção ampliada.

Fonte de Inspiração:
Instituto Romã:
http://www.institutoroma.com.br


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Indicação de Curso


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